sábado, 17 de novembro de 2012

Suplementação com α-cetoglutarato pode aumentar o volume de treino




O anião α-cetoglutarato (AKG) é produto da desaminação dos aminoácidos, sendo um intermediário importante no ciclo de Krebs. Vemos frequentemente o AKG associado aos aminoácidos arginina, creatina etc. Poderá este α-cetoácido só por si ter efeitos ergogénicos?




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Knee Wraps podem aumentar a síntese proteica?



No que toca ao treino de pernas, treinar até à falha pode aumentar a síntese proteica. Será que a utilização deste simples acessório pode ajudar neste objectivo? 




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Suplementação com omega-3 pode combater o envelhecimento


A redução dos telómeros tem sido associada a alterações metabólicas, senescência e mortalidade precoce. A redução dos telómeros é regulada pelo enzima telomerase, sendo esta redução associada à exposição de citocinas pró-inflamatórias e stress oxidativo. É já amplamente conhecido e reconhecido que a suplementação com ómega-3 reduz a inflamação. Todavia, será que esta redução de inflamação se traduz em maior integridade dos telómeros?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

As mulheres não são o “sexo fraco”!

Imagem retirada de: www.bodybuilding.com

Pensa que as mulheres são mais frágeis do que os homens no treino? Este estudo vem revelar o contrário!





domingo, 30 de setembro de 2012

Whey ou soja para aumentar a síntese proteica?


Whey ou soja?

Aumentar a pool de aminoácidos estimula a síntese de proteína muscular, porém com a senescência o nosso metabolismo fica menos sensível a esta situação [2]. Este trabalho científico [1] propôs-se a comparar a ingestão de proteína de soja vs soro de leite (whey), obtendo um resultado que para mim não é surpresa…



sábado, 29 de setembro de 2012

Overtraining (sobretreino) e nutrição


Penso que qualquer pessoa que pratique actividade física, de forma mais séria já ouviu a famosa expressão: “cuidado com o overtraining” ou “deves estar em overtraining”. Antes que os meus leitores mais “científicos” se ofendam com o estrangeirismo, vou desde já esclarecer que em português o overtraining é designado de sobretreino. Devido à enorme influência anglo-saxónica na área do exercício físico e da nutrição, vamos estabelecer os termos overtraining e overreaching para os propósitos deste artigo, combinado?

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os efeitos do ácido D-aspártico na síntese da testosterona endógena

Com uma oferta assustadora de pró-hormonais no mercado, como escolher? Existem suplementos que realmente podem elevar os níveis de testosterona? Apresento-lhe um composto que pode trazer alguns resultados se a ideia for elevar a testosterona. Conhece o ácido D-aspártico?



sábado, 18 de agosto de 2012

Vitaminas, uma breve explicação


Depois do meu último artigo sobre as propriedades anabólicas da vitamina D (mais técnico), recebi alguns pedidos para uma explicação simples sobre as propriedades gerais das vitaminas. É neste âmbito que escrevo este pequeno e resumido texto. Não terá referências ou explicações profundas, apenas informação superficial.


domingo, 12 de agosto de 2012

A Vitamina D e o seu potencial anabólico


A vitamina D tem inúmeros efeitos benéficos para a saúde. É mesmo fundamental para o equilíbrio e bom funcionamento orgânico, participando em inúmeras reacções bioquímicas de primeira linha. Contudo, não é das conhecidas funções desta vitamina que lhe venho falar neste artigo. E se lhe dissesse que a vitamina D tem funções anabólicas?




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A creatina é tóxica?


A principal razão que me leva a escrever este artigo, tem a ver com a frequência com que esta pergunta surge no meu âmbito profissional. Contudo, não estaria a ser totalmente honesto se dissesse que este é o único motivo. Depois de ler um artigo sobre suplementos e creatina, em que o autor afirmou, convictamente, de que não existem evidências que provem a segurança deste aminoácido, achei que seria altura de dar o meu humilde input.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Quer saber como são feitos os suplementos?

Recentemente uma das nossas marcas a Reflex Nutrition®, lançou um excelente vídeo onde mostra sem reservas a excelente fábrica que possui situada em Inglaterra, concretamente em Woodingdean.
Os padrões de qualidade e excelência são comprováveis durante este curto e interessante vídeo, que acredito será a confirmação para os adeptos da Reflex Nutrition® dando seguramente que pensar a quem nunca experimentou esta excelente marca.


Magnésio, mais uma arma contra a hipertensão arterial?

   Trabalhos recentes ligam o magnésio, a maior sensibilidade à insulina e a forte acção antioxidante. Estas mais recentes descobertas, juntam-se à conhecida importância deste mineral na contracção muscular etc.
 Mas... poderá o magnésio ser uma mais valia no tratamento da hipertensão arterial?

sábado, 21 de julho de 2012

Levantamento de pesos pode reduzir capacidade respiratória


Ao conjugar treino aeróbico com treino anaeróbico, o que devemos fazer primeiro? Esta deve ser das questões mais pertinentes, sendo que recorremos às mais diversas disciplinas para fornecer respostas. Este artigo não tem o objectivo de lhe dar respostas, apenas acrescentar mais um elemento, que pode ser interessante para ajudar a resolver esta questão.
Deixando de parte a neurofisiologia e a bioquímica do exercício, o que temos de novo?

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Soro de leite (whey) benéfico para idosos




Sabemos que o whey tem inúmeros benefícios, que vão desde o efeito antioxidante ao efeito anticatabólico. Muito trabalhos científicos estudaram as diversas ambivalências deste suplemento em jovens, atletas etc.
Então e em relação aos séniores, será o whey uma boa aposta na preservação da massa muscular?




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Stress oxidativo, induzido por exercício físico intenso pode reduzir o tamanho dos órgãos sexuais?



Este estudo,1 realizado em 2004 pelo Human Performance Lab, testou os efeitos de 3 horas de natação por dia (5 dias por semana ao longo de 4 semanas), em ratos wistar (machos). Foram constituídos 3 grupos: um grupo experimental, um grupo de controlo e um grupo que suplementou com succinato α-tocoferol.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

CLA pode ajudar na perda de massa gorda


O CLA é um suplemento extremamente popular no mundo dos suplementos, com a reputação de ajudar na redução da massa gorda.
Ao mesmo tempo que se tornou popular, também se tornou polémico, pois só cerca de metade dos trabalhos científicos publicados mostravam esses pretensos efeitos lipolíticos em humanos. Mas o que nos diz este trabalho científico de 2012 sobre o seu efeito na redução da massa gorda?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pode contar calorias, só não faça disso uma ciência exacta!

Quem me conhece, sabe que sou um crítico por excelência da contagem fundamentalista que alguns profissionais de saúde fazem da ingestão calórica. Contar calorias descurando a composição macronutricional não me parece o melhor caminho, muito menos a maneira mais inteligente de atingir objectivos. Invocar a 1ª lei da Termodinâmica (TD), como alguns profissionais de saúde convictamente gostam de fazer, pode ser perigoso e até incipiente. Afinal será “uma caloria, uma caloria”?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Feno-grego e o seu potencial efeito ergogénico

Um estudo efectuado pela universidade de Hardin-Baylor no Texas, demonstrou que o feno-grego (Trigonella foenum-graecum), apesar de não alterar os perfis hormonais dos participantes, aumentou a força no trem superior e inferior.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Melancia, a amiga do coração

Com o Verão à porta, alimentos ricos em água são sempre apetecíveis. E se lhe dissesse que a melancia até pode ajudar no controlo da pressão arterial?

terça-feira, 15 de maio de 2012

Gelo? O novo ergogénico?

Um estudo publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance, revelou que a utilização de simples sacos de gelo para arrefecer os músculos entre séries, aumentou (cerca de 21%) o número de repetições por série, respectivamente.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bodybuildings Latest Scam

By Fred Koch, P-SCE, Filipe Teixeira, P-PTS, TBI-CSN
That seems a strange title for an article, but this is another one of my pet peeves. The new trend, scam, marketing tool is to train each body part one time a week. That is what you read on all the web pages and in all the articles these days. Then I began working with Filipe Teixeira, from Portugal who is a nutritional consultant and has a biochemical background. I now found the guy to help me with the science of writing this article. In this article we will take a step back and look at this new “training method” and see if science and experience can give us a better incite in to this question.


Miostatina vs Folistatina


O exercício aumenta a Folistatina?
A Folistatina é uma TGF-β, e como tal, entre outras funções inibe a acção da miostatina. Esta última, por sua vez, é factor mais do que conhecido como inibidor do crescimento e aumento da massa muscular. Este mecanismo de controlo do crescimento muscular, pode ser comparado a outras funções de regulação/contra regulação presentes no organismo. Podíamos mesmo compará-lo ao movimento regulatório fisiológico insulina/glucagon. Todos estes mecanismos de controlo são de característica marcadamente alostérica, com o objectivo último de garantir o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Esta talvez fosse a melhor forma de definir homeostase.

O paradoxo da miostatina

Todos os dias sou confrontado no ginásio com a frase “é a genética”. Parece servir de desculpa para os que não conseguem perder peso, para os que não conseguem ganhar massa muscular, e não me surpreenderia nada que um dia destes fosse usada como desculpa para o mau tempo ou mesmo para o colapso do sistema económico.


Proteínas: O que são? Como escolher o melhor Whey?

Muito se fala nos dias que passam de proteínas, aminoácidos, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, e uma infindável lista de outras substâncias com pretensas funções ergogénicas para pessoas activas e desportistas. Por agora iremos abordar a questão dos macronutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gorduras/ lípidos. Neste artigo serão apenas abordadas as proteínas do soro de leite.

A Pirâmide da Alimentação Saudável Body Temple

A apresentação da nossa pirâmide tem suscitado as mais diversas reacções e questões pertinentes por parte de académicos, clientes e simples anónimos.
Em relação aos objectivos e aspirações da pirâmide, penso que o disclaimer é bastante claro, pelo que não iremos abordar a pirâmide nessa perspectiva.

A Questão proteica. Ácidos aminados ou armadilhados?


Qual a quantidade de proteína certa para atletas de força e culturistas?
Abordar esta questão não é um assunto fácil. Tenho a certeza que mesmo depois deste artigo, o leitor continuará com dúvidas. Muito provavelmente chegará à conclusão de que não existem respostas exactas, pois estas dependem em grande medida de princípios de individualidade bioquímica, traços genéticos etc.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Polimorfismo CAG

Será a resposta aos androgénios condicionada pela genética?
Está na nossa essência, enquanto seres humanos, procurar sempre a resposta a todas as questões e desafios. Durante séculos, procurámos a cura para diversas enfermidades e disfunções, sempre alicerçando as nossas descobertas em ciências exactas como a Matemática, Física e Química.